quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Inspiração - Tema Folclore Brasileiro

Com o Dia do Folclore em agosto (22), questionei-me se o tema era utilizado na decoração de festas de aniversários infantis ou apenas na decoração das escolas, na época da data.

Pesquisando na internet, vi que o Saci e a Cuca são os personagens do folclore brasileiro que mais aparecem em festas infantis, principalmente nas decoradas com o tema Sítio do Picapau Amarelo, em qualquer época do ano.

Festa Sítio do Picapau Amarelo decorada pela empresa
Pink Ateliê de Festas.

A Pink Ateliê de Festas reproduziu, com muita criatividade, o mundo do Sítio na festa da aniversariante Luiza. Além dos bonecos e doces com as caras dos personagens, vale destacar alguns elementos da história que foram inseridos na decoração, como o caldeirão da Cuca e os cachimbos do Saci.





Não deixem de conferir outras fotos dessa decoração muito interessante no blog da empresa.

Mas voltando ao Folclore, a única festa que encontrei na internet com o tema foi a de 7 anos do Alfredo, com mesa montada e convites criados pela Cupcake Art.

Mesa de doces montada e decorada com papelaria personalizada
pela Cupcake Art.

Convites criados pela Cupcake Art com personagens do Folclore
desenhados pela Maurício de Souza Produções.

Além da papelaria personalizada para decorar cupcakes, doces no copinho e garrafinhas, a Cupcake Art também utilizou doces decorados para completar o cenário da mesa. Brigadeiros e beijinhos foram decorados com elementos que remetem aos personagens do folclore - como o cachimbo do Saci, por exemplo. Confira outras fotos dessa festa no blog da Cupcake Art

Mesmo com poucas referências na área de festas infantis, você pode criar a festa do seu filho ou da sua filha com o tema Folclore usando sua criatividade e até alguns produtos legais encontrados na internet. No site CubinhoKids, alguns personagens do Folclore já estão disponíveis para download e impressão:


A criançada com certeza vai se divertir montando esses cubinhos. Outra opção divertida é o kit de dedoches. A loja Papagueno, em São Paulo, tem uma coleção muito fofa em feltro, com os personagens Saci-Pererê, Boto rosa, Iara, Curupira e Bumba meu boi. 

Coleção Dedoches Lendas do Folclore Brasileiro
da Papagueno

Outro kit fofo de dedoches é o da Talitices e artes em feltro, que vão em uma linda carteira em feltro.

Dedoches e embalagem da Talitices e artes em feltro.




Ainda na linha de produtos artesanais, dei uma navegada no site Elo 7 e encontrei os bonecos fofos da loja Artes da Ju.

Boneca Iara da loja Artes da Ju.

Espero que o post tenha inspirado a criação de novas decorações folclóricas! Você já foi a alguma festa infantil com esse tema? Conte pra gente!

Até a próxima!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário